Pular para o conteúdo principal

AULA 6_Verbos-tempo futuro

 안녕하세요 친구's 
Tudo bem com vocês?

Já aprendemos a conjugar os verbos no tempo presente (AULA 4),  e também aprendemos a conjugar os verbos no tempo passado (AULA 5) e na aula de hoje vamos aprender a conjugar os verbos no tempo futuro! 😃

Bom, para conjugar os verbos no tempo passado é bem simples porque ele segue a mesma lógica da conjugação dos verbos no tempo presente, porém para a conjugação do futuro é bem diferente 😄, mas é super fácil!!

Para conjugar os verbos no tempo futuro temos que usar -ㄹ 거예요 ou -을 거예요.
Mas quando usar cada um?

(➡️ Só relembrando:.⬇️
Para ficar a raíz do verbo basta tirar a terminação -다.
Por exemplo: 
먹다 (Comer) ----> a raíz do verbo 먹다 é 먹.
가다 (Ir) -----> a raíz do verbo 가다 é 가.
E assim vai. Entendido? 🙆

🔸 Se a raíz do verbo acabar em ou então você deve pegar a raíz do verbo e juntar com a terminação -ㄹ 거예요.
Ex:. 가다 ----> 갈 거예요.

🔸Se a raíz do verbo acabar em qualquer outra consoante que não seja ou então vc deve pegar a raíz do verbo e juntar com a terminação -을 거예요.
Ex:. 먹다 ----> 먹을 거예요.

🔸 Se a raíz do verbo acabar em basta pegar a raíz do verbo e acrescentar apenas 거예요.
Ex:. 팔다 ----> 팔 거예요.

Entendido pessoal? 🙆
E por hoje a lição já acabou 🎉🎉
Bem simples né?
Agora vocês já sabem conjugar os verbos no tempo presente, passado e futuro 🥳

E ah, vai ter uma novidade aqui no blog!!
Não terá um dia específico para isso acontecer, mas, aleatoriamente aqui eu vou dedicar uma lição só com vocabulário.
O que acharam? Legal né? 🤩
O que eu quero é expandir o vocabulário de vocês!! Pois não adianta aprender gramática sem vocabulário, não é verdade? Um depende do outro.
Então, nas lições que isso acontecer, elas (as lições) serão chamadas de "DAY 어휘".
Ok? 😄

E ah antes que eu me esqueça o vocabulário da lição de hoje hiihihi 😁

🔹 VOCABULÁRIO

가다 IR
먹다 COMER
팔다 VENDER

Gente, por hoje é só.
Espero que vocês tenham entendido!
Agora estudem e bons estudos📚!

Qualquer dúvida pode perguntar, te responderei com muito prazer!! 🙆

Viu algum erro? Me avisa!
Como disse, não sou fluente, muito menos professora. Sou apenas uma iniciante como você! Tá bom :)

Espero ter te ajudado de alguma forma!
Obrigado pela sua participação 😉
Até logo

Comentários

  1. Nossa seu blog tá me ajudando d+. Muito obrigadaaa❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah querida muito obrigada!! Fico feliz em saber!! 😄❤️

      Excluir

Postar um comentário